Início > Brasil, Copa do mundo, Europa, Futebol Sulamericano > Curiosidades sobre as seleções da Copa do Mundo de 2010

Curiosidades sobre as seleções da Copa do Mundo de 2010

– A Alemanha já enfrentou a Alemanha em uma Copa do Mundo. Na Copa de 74, a Alemanha Oriental enfrentou a Alemanha Ocidental e venceu por 1 a 0. A Alemanha Ocidental acabaria a copa campeã. As duas estavam divididas pelo emblemático muro de Berlim.

– Até o início da década de 90 a África do Sul não possuia apenas uma seleção e uma federação. Cada raça tinha sua própria seleção e federação. Tudo culpa do Apartheid.

– A Argentina é uma das únicas seleções do mundo (junto com a França) a conquistar a Copa do Mundo, as olimpíadas, o torneio continental e a Copa das Confederações, ainda que ela não tivesse essa nomenclatura em 1992, quando a seleção portenha a conquistou.

– A Inglaterra disputou contra a Escócia a primeira partida entre seleções da história do futebol. Foi em 30 de Novembro de 1872 e o jogo terminou em 0 a 0.

– A seleção da Holanda foi uma das primeiras européias a convocar jogadores negros de suas colonias. Isso lhe rendeu craques como Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Edgard Davids e Clarence Seedorf.

– Em todos os seus quatro títulos mundiais conquistados a Itália contou com jogadores de origem italiana mas nascidos em outros países.

– O Brasil jogava de Branco até a final da Copa de 50, quando perdeu para o Uruguai em pleno Maracanã. Depois desse dia, foi feito um concurso para escolher a nova camisa da seleção e ironicamente o desenhista do uniforme amarelo usado até hoje foi um torcedor do Uruguai.

– O máximo que a Espanha conseguiu em Mundiais até hoje foi o troféu Fair Play da Copa de 2006, concedido a seleção com o jogo mais limpo da Copa.

– Apesar de ter jogado 14 Copas do Mundo, a melhor classificação do México na competição foram dois sextos lugares conseguidos em casa em 70 e 86.

– A Nigéria desistiu da Copa das Nações Africanas de 1996, curiosamente disputada na África do Sul. Por causa dessa desistencia foi punida, ficando também fora do torneio em 1998.

– O Norte-americano Bert Patenaude foi o marcador do primeiro Hat-Trick da história das Copas. Foi na vitória dos EUA sobre o Paraguai na Copa de 1930 por 3 a 0.

– A Austrália aplicou a maior goleada de que já se teve notícia no futebol internacional: uma vitória por 31 a 0 contra a Seleção da Samoa Americana.

– Apesar de ser uma seleção relativamente respeitada no futebol, a Dinamarca participou de sua primeira Copa do Mundo apenas em 1986. A partir daí, sob o comando dos irmãos Laudrup, ganhou a Eurocopa e a Copa das Confederações, além de ter chegado as quartas de final da copa de 1998.

– O maior goleador da história do campeonato argentino é um paraguaio. Arsenio Erico é considerado o maior jogador da história do Paraguai e foi o grande jogador sulamericano da década de 40.

– A Coréia do Norte manda alguns de seus jogos no maior estádio do mundo atualmente. O Rungrado May-Day tem capacidade para 150 mil pessoas.

– A Suiça alcançou a inédita marca de ser eliminada de uma copa do mundo sem sofrer gols. Foi em 2006, quando passou 4 jogos com sua defesa invicta e foi eliminada nos penaltis.

– O Uruguai, conhecido como “A celeste olímpica” por ser bi-campeão olímpico não disputa essa competição a 82 anos. A ultima vez que disputou foi em 1928, quando ganhou sua segunda medalha de ouro.

– Na Coréia do Sul era disputado um jogo chamado chuk-guk, muito parecido ao futebol moderno. Apesar disso, tiveram contato com o futebol apenas em 1882.

– A Argélia foi responsável por uma das maiores zebras da história das Copas ao vencer a Alemanha na estréia da Copa de 1982 por 2 a 1.

– A Sérvia foi a última colocada da Copa de 2006 com três derrotas e a pior defesa da competição. Ironicamente, a Sérvia se classificou a essa Copa graças a sua solidez defensiva.

– Pode parecer estranho, mas o Japão já disputou uma Copa América. Foi em 1999, quando jogou como convidado. O Japão foi o ultimo colocado do torneio disputado no Paraguai.

– A Copa de 2010 será a primeira em que duas seleções da Oceania jogam simultaneamente uma Copa do Mundo. Isso graças a Nova Zelândia que conquistou sua vaga ao bater a seleção do Bahrein.

– Em 2006 a população da Costa do Marfim quase ficou sem ver a Copa do Mundo. O presidente do país declarou que se a violência no país não diminuisse, os habitantes não veriam o Mundial, afinal, não havia a união necessária para torcer pelo país. A tática não deu certo, mas o povo pode ver a Copa.

– O melhor resultado da história da seleção de Honduras foi uma vitória de 2 a 0 sobre o Brasil, em profunda crise, na Copa América de 2001. Depois de eliminar o Brasil nas quartas, a seleção hondurenha acabou a competição em 3º lugar.

– A França é a única seleção campeã do mundo a não marcar um gol sequer na Copa seguinte ao seu título. Foi em 2002 na Copa Coréia/Japão.

– A seleção da Grécia é a seleção que mais rápido cresceu no ranking da Fifa no menor espaço de tempo. Em apenas um mês, depois da conquista da Euro 2004, configurando uma das maiores zebras da história do futebol, os gregos subiram 21 posições, saindo da 35ª para a 14ª posição.

– A Eslovênia vem participando das grandes competições entre seleções nos ultimos anos, mas jamais conseguiu vencer um jogo de Copa ou de Euro. São 4 derrotas e 2 empates em seis jogos.

Gana foi a primeira seleção africana a conquistar uma medalha olímpica. Tal fato aconteceu em 92 e abriu caminho para duas medalhas de ouro consecutivas do continente europeu nos jogos, já que em 1996 a Nigéria venceu e em 2000 Camarões levou o ouro.

– A seleção de Camarões foi a primeira africana a chegar as quartas de final de uma Copa do Mundo. Isso graças a Roger Milla, que já estava aposentado e foi intimado pelo presidente a jogar o Mundial. Mas segundo Milla, o presidente fez apenas um pedido pacífico já que era seu amigo pessoal.

– Indiretamente, a seleção da Eslováquia já chegou a final da Copa do Mundo. Afinal, a Tchecoslováquia era formada pelos povos tchecos e eslovacos e chegou a final da Copa do mundo de 1962. Em 1993, a Tchecoslováquia se separou em República Checa e Eslováquia, e chegou a disputar as eliminatórias de 1994 com o nome “Seleção dos povos tchecos e eslovacos”.

– Apesar de ser muito respeitada no futebol, a seleção de Portugal participará de sua 5ª Copa do Mundo apenas.

– O Chile jamais conquistou um título importante com sua seleção principal. São quatro vices na Copa América, duas medalhas de prata em jogos Panamericanos e um terceiro lugar na Copa de 1962.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: