Início > Copa do mundo, Europa > As maiores zebras das ultimas 5 Copas do Mundo

As maiores zebras das ultimas 5 Copas do Mundo

Toda Copa do Mundo tem uma zebra. Qual será a de 2010?

Copa de 1990 – Camarões de Roger Milla

A seleção de Camarões foi a grande sensação daquela Copa do Mundo. Venceu a então campeã do mundo Argentina na estréia (com um frango histórico de Nery Pumpido), e se classificou as oitavas de final após vencer a Romênia e perder para a União Soviética. Venceu a Colombia nas oitavas por 2 a 1 na prorrogação e nas quartas enfrentaria a poderosa Inglaterra. Camarões vencia por 2 a 1 de virada mas perdeu a chance de matar o jogo ao acreditar que já estava ganho e sofreu o empate a sete minutos do fim. Na prorrogação, perdeu por 1 a 0 e se despediu da Copa, perdendo a chance de disputar as semifinais.

Copa de 1994 – Bulgaria de Stoichkov

A seleção bulgara chegava a essa Copa com seis participações em mundiais mas sem nunca ter ganho um jogo em copas do mundo. Apesar disso, a seleção de Lechkov e do astro Stoichkov surpreendeu ao terminar um grupo complicado com Nigéria e Argentina na segunda posição. Nas oitavas enfrentou e venceu nos penaltis a seleção mexicana. Nas quartas venceu a então campeã do mundo Alemanha. Nas semifinais, em um jogo muito duro, decidido pelo craque Roberto Baggio, perdeu por 2 a 1 pra Itália e já cansada depois de tantos jogos difíceis, perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a Suécia por 4 a 0. Stoichkov foi um dos artilheiros da competição com seis gols.

Copa de 1998 – Croácia de Davor Suker

Parece que para ser surpresa é necessário cair no grupo da Argentina. Assim foi também com a Croácia que se classificou em segundo lugar no grupo H com seis pontos. Até aí nenhuma surpresa. Nas oitavas, vitória sobre a Romênia por 1 a 0. Nada demais. Mas nas quartas, os croatas golearam a Alemanha por 3 a 0 e viraram a sensação da Copa. E quase a Croácia fez história nas semi, já que saiu ganhando da França, mas tomou a virada e acabou a copa em 3º ao bater a Holanda por 2 a 1.

Copa de 2002 – Senegal, Turquia e Coréia do Sul

Impossível escolher qual chocou mais o mundo. Senegal de cara bateu a França, então campeã do mundo e se classificou num grupo dificílimo com Dinamarca e Uruguai. A Turquia não causou surpresa ao se classificar no grupo de Brasil, China e Costa Rica, mas eliminou os donos da casa, o Japão, nas Oitavas e o próprio Senegal nas quartas. Já a Coréia do Sul acabou encantando o mundo com a paixão de sua torcida que cantava sem parar os 90 minutos de jogo. Passou por um grupo complicado com Portugal, Estados Unidos e Polônia e eliminou nada menos que a Itália nas oitavas. Poderia ter uma campanha mais bonita se não fosse os escandalosos erros de arbitragem a seu favor, principalmente nas quartas de final contra a Espanha, em que ganhou nos penaltis após um 0 a 0 no tempo normal. Nas semifinais não teve jeito. Derrota por 1 a 0 pra Alemanha, mas o time saiu aplaudido de pé pelas arquibancadas. Na disputa pelo terceiro lugar, nova derrota, dessa vez para a Turquia.

Copa de 2006 – Gana, a mini-zebra

Na verdade, o apito impediu que essa copa tivesse alguma zebra. A Austrália levaria o jogo contra a Itália para a prorrogação mas foi prejudicada pelo juiz que marcou um penalti inexistente para a Itália no ultimo minuto de jogo. Já Gana perdeu para a Itália e desclassificou Estados Unidos e República Tcheca, considerada uma das favoritas pelos jogadores que possuia, com duas vitórias contundentes. Porém, não houve possibilidade de desclassificar o Brasil, mas pela péssima linha de impedimento armada pela zaga africana do que pelo bom futebol do Brasil. A Copa terminou sem grandes zebras e com várias seleções de ponta disputando as quartas de final.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: