Início > Brasil, Copa do mundo, Europa, Futebol Sulamericano > Grandes goleiros da história das Copas

Grandes goleiros da história das Copas

Dino Zoff

O arqueiro italiano disputou quatro copas do mundo e é responsável por alguns records. Até hoje apenas ele e um outro goleiro italiano são os únicos jogadores da posição a serem capitães de uma seleção campeã do mundo. Dino Zoff é o jogador mais velho a ser campeão do mundo, fato ocorrido em 1982 quando tinha 40 anos. Ele também é o recordista de invencibilidade em jogos internacionais. São mais de 1100 minutos sem sofrer gols pela seleção ao longo de quase dois anos.

Gordon Banks

Ele foi o goleiro que praticou a defesa mais difícil da história das Copas, em uma cabeçada de Pelé em 1970 no México. Apesar de ter sido um dos grandes destaques da Inglaterra na Copa de 1966, Banks nunca jogou em um grande clube inglês. Disputou três copas do mundo, sendo eleito o melhor da posição na copa de 66. Em 1972 sofreu um acidente que tirou parte de sua visão, mas ainda assim jogou algum tempo no futebol americano.

Michel Preud’homme

Eleito o melhor goleiro da copa de 94, o belga era dono de uma elasticidade impressionante e isso fazia dele um goleiro fantástico. Era aclamado por onde passava o no Benfica a torcida o chamava de Saint Michel, por causa dos milagres que operava com a camisa 1 do time lusitano. Realmente ele era sensacional.

Jose Luis Chilavert

Ele não era bom apenas nas cobranças de falta. Chilavert também era um grande goleiro e formou com Ayala e Gamarra uma defesa praticamente intransponível na Copa de 1998. O Paraguai saiu da Copa tendo sofrido apenas dois gols em quatro jogos, sendo que o segundo deles foi na prorrogação contra a dona da casa França. Além do mais, foi eleito como melhor goleiro do mundo em 1995.

Taffarel

Sai que é sua Taffarel! Quem nunca gritou isso jogando futebol? Taffarel era um goleiro que crescia nas decisões. As vezes falhava em jogos menos importantes, mas na hora decisiva ele parecia um gigante. Disputou três copas do mundo pela seleção como titular e em duas delas foi fenomenal. Em 1994, além da excelente defesa que formou com Aldair e Marcio Santos, pegou um penalti na final da Copa. Em 98 colocou o Brasil na final da Copa ao pegar dois penaltis contra a Holanda nas semifinais. Foi eleito como o 10º melhor goleiro da história do futebol.

Sepp Maier

Se tinha um goleiro que tinha os reflexos rápidos, esse era Josef Maier. Tanto que era apelidado de “O gato”. Ele pulava muito rápido, tinha um reflexo apuradíssimo e muitos dizem que ele era tão veloz assim porque tinha as pernas levemente curvadas, o que facilitava na impulsão. Lendas a parte, Maier assumiu a camisa da seleção com apenas 22 anos e só largou no fim de sua carreira. Foram quatro copas disputadas, com um caneco conquistado. Além de ser um ótimo goleiro, Maier era muito bem humorado, o que o diferenciava dos sempre sérios alemães.

Lev Yashin

O Aranha Negra é considerado o maior goleiro de todos os tempos. Tanto que dá nome ao troféu que premia o melhor goleiro de cada Copa do Mundo. Até hoje, ele é o único goleiro a ganhar a Bola de Ouro da prestigiada revista France Football. Dizem que Yashin defendeu 150 penaltis na carreira. Ele foi o precursor da saída de gol, já que antes os goleiros se limitavam a pequena área. Foi ele o primeiro goleiro a jogar adiantado, fazendo a função de líbero que hoje Rogério Ceni faz com perfeição. Quando resolveu se aposentar, a FIFA lhe concedeu uma medalha de ouro especial, por sua inigualável contribuição ao esporte.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: