Início > Futebol Sulamericano, São Paulo > Tudo começou em 1974

Tudo começou em 1974

Em 1973, o São Paulo fez uma boa campanha no campeonato brasileiro e acabou vice-campeão. O campeão foi o grande Palmeiras de Leão, Ademir da Guia e Leivinha. O tricolor, com essa posição, garantiu uma vaga a Taça Libertadores da América de 1974. Era a segunda participação do tricolor na competição.

O São Paulo caiu no grupo Brasil/Bolívia. A libertadores daquele ano foi dividida em 5 grupos. O grupo um era formado por times da Argentina e Chile. O grupo dois, era o do tricolor. O grupo três era formado por times da Colombia e Venezuela. O grupo quatro por times de Peru e Equador. E por fim o grupo cinco era formado por times de Uruguai e Paraguai.

O tricolor fez uma bela campanha. Se classificou invicto e de quebra deu o troco no Palmeiras, iniciando uma série de eliminações do tricolor sobre o alviverde na Libertadores.

Obs: Apenas os líderes de cada grupo se classificavam. Cada vitória valia dois pontos.

Os líderes dos grupos passavam a segunda fase e se juntavam ao campeão do ano anterior, no caso o Independiente, já tetra campeão da competição, formando dois grupos de três clubes. Os campeões dos grupos seriam os finalistas.

O São Paulo teve sorte e caiu no grupo 2 com o Milionários da Colombia e o fraco Defensor do Peru. O outro grupo foi formado por Independiente, Peñarol e Huracán.
O São Paulo passou como um trator por esse grupo, vencendo três partidas e empatando uma.

O Independiente também se classificou, vencendo duas partidas e empatando duas. A final estava decidida. São Paulo e Independiente duelariam pelo título da Copa Libertadores.

A primeira partida foi disputada no Pacaembu. 50 mil são paulinos lotaram o estádio municipal que leva o nome de nosso grande Paulo Machado de Carvalho.

Esse era o time do SPFC que disputava a Libertadores de 1974.

No primeiro jogo, uma grande vitória, de virada. O São Paulo venceu por 2 a 1 e mostrou para o Independiente que ali não estava mais um. Ali estava um time que queria ser grande, o maior do mundo. A torcida deu um show a parte.

Um dos gols do tricolor na vitória sobre o Independiente no primeiro jogo.
O jogo de volta foi na Argentina, o SPFC jogou bem, foi guerreiro, mas acabou caindo por 2 a 0, com um gol em cada tempo. Seria necessário um terceiro jogo de desempate em campo neutro.

O cenário escolhido foi o Estádio Nacional do Chile, em Santiago. Uma vitória simples dava o título ao tricolor.

O São Paulo entrou em campo com Valdir Peres, Forlán, Paranhos, Arlindo, Gilberto, Chicao, Zé Carlos, Pedro Rocha, Mauro, Mirandinha, Piau.

O jogo começou muito igual. O SPFC pressionava, o Independiente usava sua experiencia pra segurar o ímpeto tricolor. Aos 37 minutos, o árbitro marca penalti para o time argentino. Pavoni foi pra cobrança e marcou o gol do Rojo.

Gol do título do Independiente

O São Paulo não se intimidou. Não queria saber quem estava no caminho, queria vencer. Foi pra cima, pressionou, tentou… Há de se destacar a garra do uruguaio Pedro Rocha, que jogou com quatro infiltrações no joelho. Aos 27 minutos, Zé Carlos sofreu penalti. Era a grande chance do SPFC empatar e levar o jogo pra prorrogação. Naquele momento, ninguém esperava que aquele valente time brasileiro chegasse tão longe contra o multi-campeão Independiente. Zé Carlos assumiu a responsabilidade e partiu pra cobrança. Mas o goleiro do Independiente defendeu.

O São Paulo sentiu a grande oportunidade perdida mas ainda pressionou muito pra tentar vencer, mas não foi possível. O Independiente se sagrava penta campeão continental.

Já o São Paulo, mostrava ao mundo o seu potencial. Alguns anos depois o tricolor conquistou seu primeiro título nacional e começou a construir sua inigualável galeria de títulos brasileiros e internacionais. Tudo começou ali, naquele distante 1974 e se cumpriu em uma defesa do grande Zetti, 18 anos depois…

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: