Início > Brasil > Atlético-GO, o maior candidato a surpresa do brasileirão

Atlético-GO, o maior candidato a surpresa do brasileirão

Cinco anos atrás, o Atlético Goianiense estava na segunda divisão do campeonato goiano, seu estádio estava pra ser demolido e o time estava falido. No lugar do velho Estádio Antonio Accioly seria construido um shopping e com o dinheiro arrecadado, as dívidas do clube seriam pagas. Com certeza, seria o princípio do fim.

Mas um grupo de torcedores conseguiu embargar a obra na justiça. Pra entender a sequência de acontecimentos, é necessário explicar um pouco da história do Dragão. O Atlético está localizado no bairro de Campinas, tradicionalíssimo na capital goiana e que era uma cidade, que foi agregada a recém-inaugurada capital. Os moradores de Campinas tem o Atlético como um patrimônio do bairro, essencialmente comercial, mas com uma comunidade muito forte.

Em 2005, o grupo de torcedores e simpatizantes do Atlético, em sua maioria do bairro de Campinas, reergueu o estádio e montou um bom time para o Atlético. Assim, o rubronegro foi campeão goiano da segunda divisão. No ano seguinte, mantendo a mesma base e com algumas contratações, o Dragão chegou a final do campeonato goiano, mas foi derrotado pelo Goiás. Em 2007 não teve jeito. O título veio com sabor de vingança, em cima do mesmo Goiás com um golaço do bom e velho Anaílson, ex-São Caetano. O clube já estava em franco crescimento.

Em 2008 o Atlético fez uma campanha excelente na série C e foi campeão com três rodadas de antecedência. Paralelamente as boas campanhas, a diretoria do clube, contando com os torcedores e os empresários simpatizantes, investia em estrutura. Reformava o estádio e o CT. Além do mais, espalhou inúmeras escolinhas pela cidade de Goiânia.

Desde a campanha na série B do goiano, o Atlético manteve a base com o goleiro Márcio, os zagueiros Jairo e Gilson, os volantes Robston e Pituca e os atacantes Juninho e Marcão. Alguns chegaram um pouco antes da série B, outros um pouco depois, mas a base é mantida.

Em 2009, o objetivo principal foi alcançado. O Atlético chegou a série A com uma belíssima campanha. Foi líder por várias rodadas, venceu jogos importantes e ao final terminou na quarta posição da série B.

Sem falar que nesse meio tempo, o Atlético incomodou alguns grandes, ao eliminar o Grêmio da Copa do Brasil, por exemplo.

Hoje, o Atlético tem um elenco forte e entrosado. Tem jogadores experientes como o goleiro artilheiro Márcio, o zagueiro Wescley, ex-Vasco da Gama, os laterais Chiquinho ex-Internacional e Thiago Feltri ex-Atlético Mineiro. Tem o lateral direito Márcio Gabriel, sondado pelo Corinthians. Além dos já citados Ramalho e Pituca, tem o ótimo Elias ex-Bahia e Ramalho ex-São Paulo. No ataque o Dragão tem Washington com passagens por Palmeiras, São Caetano e Vasco, tem o excelente Juninho, que é candidato a revelação do brasileirão, além de Marcão e o rodado Rodrigo Tiuí ex-Santos.

Mas o maior trunfo do Atlético está no banco de reservas. O vencedor Geninho comanda essa trupe. O treinador foi contratado durante o campeonato goiano e já levou o time a final do torneio, com uma ótima campanha. Na próxima semana o Atlético terá a prova de fogo contra o Palmeiras pra saber se quer ser grande ou permanecerá apenas como postulante a uma vaga cativa na série A.

Se eu fosse os adversários, não vacilaria frente ao Dragão. E além do mais, observaria bem o elenco do time. Daí podem sair pelo menos 4 jogadores com totais condições de jogar em qualquer time do Brasil. Cuidado. O Dragão pode te queimar nesse brasileiro.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: