Início > Brasil, Copa do mundo > Como estão hoje as 12 sedes para a Copa de 2014?

Como estão hoje as 12 sedes para a Copa de 2014?

Faltam 4 anos pro Mundial mas as obras tem de ficar prontas seis meses antes da Copa das Confederações, isto é, no fim de 2012, daqui a apenas dois anos e meio. Pra que tudo saia no prazo, as obras deveriam ter sido iniciadas em Março.

Recife

A obra começará apenas no início de Junho por causa de sucessivos adiamentos no processo de licitação. Agora só sobrou a Odebrecht na licitação. Advinha quem vai ganhar?

Salvador

A construção começaria em Junho mas vai atrasar. O MPF entrou na justiça para impedir a demolição da velha Fonte Nova até que se conclua um estudo pelo tombamento do Estádio como patrimonio histórico. Além disso, o MPF argumenta que a implosão do local pode danificar outras estruturas tombadas nos arredores do estádio. Ah, advinha quem ganhou essa licitação? Odebrecht.

Manaus

O MPF pediu ao governo do estado do Amazonas que suspenda o processo de licitação do Monotrilho de Manaus por falhas graves no projeto. A obra é essencial para a Copa do Mundo. O projeto básico é tão absurdo que não detalha estruturas, fundações, redes elétricas e sub-estações. O monotrilho corresponde a metade do orçamento do projeto. Será que eles acham que estão jogando RollerCoster Tycoon?

Natal

Só em Maio os projetos serão apresentados. Ou seja, as obras devem comçar apenas no segundo semestre, com muita sorte…

Fortaleza

A licitação que estava prevista para Dezembro do ano passado só vai terminar no início de Maio. Ou seja, as obras só devem começar apenas no segundo semestre, com muita sorte. Acho que já disse isso…

Brasília

Em Abril, a Folha denunciou superfaturamento de 70% nos materiais que serão usadas na obra. Os responsáveis pela construção disseram que é porque vão usar materiais de “alto padrão”. Sei… a vencedora da licitação deveria ter saido ontem.

Cuiabá

Primeiro que mudaram todo o projeto dois dias depois de serem escolhidos como sede. Ou seja, o projeto enviado a FIFA foi pras cucuias. A Arena em Cuiabá custará quase 500 milhões de reais, todos saídos seu bolso. Contrariando a recomendação da FIFA, o governo do Estado não procurará parceiros e vai construir tudo com dinheiro público.

Rio de Janeiro

A FIFA reprovou o projeto do Maracanã e a obra pode dobrar de valor, ou seja, passar dos dois bilhões de reais. Todo mundo que viu o Maracanã debaixo de água a duas semanas sabe que vai ser duro arrumar o estádio pra Copa…

São Paulo

Por brigas políticas, o estádio do SPFC vem sendo duramente criticado. Mas já ficou claro pra quem quiser ver que o motivo disso tudo não é técnico. Apesar disso, o São Paulo vem batalhando pra enviar um projeto que agrade os vovôs da FIFA. Um plano B já está descartado.

Curitiba

Esse tá enrolado. A obra custa 130 milhões e o CAP já disse que investirá apenas 30. O resto fica a cargo da prefeitura. Segundo os representantes do Furacão, esses 100 milhões correspondem a área urbana em volta do estádio. O clube já pediu várias revisões do projeto a FIFA pra alterar a cobertura e os materiais usados. Pra completar, o Atlético pediu a FIFA para iniciar as obras apenas em 2011.

Porto Alegre

O Inter não tem dinheiro. Esse é o problema. Mas as obras no entorno do estádio, bancadas pela prefeitura, devem iniciar em breve. O colorado recusou o empréstimo do BNDES e disse que prefere que o governo garanta a isenção de impostos aos responsáveis pelas construções. O Inter também quer vender seu antigo estádio dos eucaliptos para arrecadar fundos, mas a venda esbarra na burocracia. Além do mais, a área está bem destruida.

Belo Horizonte

Oficialmente as obras já começaram. Mas na prática, só no segundo semestre.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 23/04/2010 às 8:58 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: