Início > Brasil > 4 times que surgiram e sumiram do nada

4 times que surgiram e sumiram do nada

Alguns times no futebol brasileiro apareceram, ganharam títulos importantes (ou ficaram muito próximos de conquistá-los) e de repente desapareceram sem deixar vestígios. Faremos então um breve estudo para entender os motivos da decadência desses times.

Bangu – 1985

Assim como o carnaval carioca, o Bangu também foi bancado por bicheiros em 1985. Apesar de ter uma certa tradição no futebol do RJ, o time era quase inexpressivo no cenário nacional. Em 1984, o bicheiro Castor de Andrade, presidente de honra do clube, decidiu montar um supertime para ser campeão brasileiro.

Castor investiu muita grana no clube e como era esperado, o Bangu chegou a final do brasileiro, mas perdeu nos penaltis para o humilde e copero Coritiba em pleno Maracanã com quase 100 mil pessoas. Na libertadores do ano seguinte o clube fez uma campanha pífia (2 empates e 4 derrotas) e foi eliminado logo na primeira fase. Nessa época, a justiça começou a fechar o cerco aos bicheiros e por isso pouco dinheiro foi investido no clube. Em 86 o time foi apenas 21º no brasileiro. Em 87 disputou a Copa União e em 88 foi rebaixado pra nunca mais voltar.

Bragantino – 1990

O Bragantino foi campeão paulista em 1990 e oitavo colocado no brasileirão sob o comando da então revelação Wanderley Luxemburgo. O time já começava a chamar a atenção do Brasil, mas perdeu seu treinador pra 1991. Porém, a Massa Bruta foi ambiciosa e contratou nada menos que Carlos Alberto Parreira.

O time, formado por grandes jogadores como Mauro Silva, Gil Baiano e Silvio, chegou a final do brasileirão, eliminando nas semifinais o Fluminense. Na final deu um baita calor no SPFC, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo sem gols. O time ainda fez campanhas regulares no brasileirão até 1996, quando foi rebaixado e salvo pela virada de mesa. Em 97 escapou do rebaixamento por critérios de desempate, mas em 98 não teve jeito. O Braga caiu e não voltou mais.

São Caetano – 2000 a 2007

O São Caetano apareceu no confuso campeonato brasileiro de 2000, que era dividido por módulos. Um time da terceira divisão, três da segunda e 12 da primeira se classificavam pra fase final. O São Caetano eliminou Fluminense, Palmeiras e Grêmio para chegar a final contra o Vasco. A decisão foi conturbada, com todos nós lembramos.

Em 2001 o Azulão chegou a final do brasileirão novamente. Depois de fazer a melhor campanha da primeira fase, o time chegou a final, mas perdeu pro Atlético Paranaense.

O time ainda fez belas campanhas em 2002 e 2003, quando foi sexto e quarto colocado respectivamente. Em 2002 o time foi vice-campeão da Libertadores, elimnando U. Católica, Peñarol e América do México e perdendo a final para o Olimpia do Paraguai. O São Caetano ainda jogou outras edições da Libertadores, eliminando inclusive o Independiente em uma delas. O São Caetano começou a cair em 2004. Mesmo sendo campeão paulista daquele ano, quase foi rebaixado no brasileirão. Em 2005 escapou por pouco e finalmente em 2006 caiu. O time ainda chegou a final do Paulista de 2007, quando perdeu pro Santos, mas foi apenas um lapso.

O grande problema do São Caetano foi revelar bons jogadores como Marcinho, Adhemar, Cesar e Silvio Luiz e não capitalizar em cima deles. Vendeu a preço de banana e como o time não tinha apoio popular (leia-se $$ de renda), acabou não conseguindo se sustentar. Confesso que sinto falta do Azulão aprontando…

Brasiliense – 2002

O time do Senador Luiz Estevão foi fundado em 2000 e em nove anos como profissional, ganhou seis títulos do campeonato brasiliense. De 2004 em diante só deu Brasiliense. Mas o grande feito do time foi chegar a final da Copa do Brasil de 2002, quando só não foi campeão por causa de um certo juiz gaúcho. O time ainda jogou o brasileiro de 2005, mas caiu na bobeira de contratar ex-jogadores em atividade, como Oséas e Vampeta. Hoje briga no meio da tabela da série B.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: