Início > Futebol Sulamericano > Curiosidades da maior rivalidade da América

Curiosidades da maior rivalidade da América

Amanhã é dia de superclássico no futebol argentino. River e Boca se enfrentam no Monumental em momentos totalmente opostos. Enquanto o Boca está em franca ascenção no campeonato, o River vem de troca de técnico e não vence desde a segunda rodada do campeonato. Segue abaixo algumas curiosidades de um dos maiores clássicos do mundo e seguramente, o maior da América.

– O máximo goleador xeneize neste clássico é um jogador brasileiro. Paulo Valentim fez nada menos que 10 gols no River Plate em jogos oficiais e mais três em amistosos.

– O Boca leva absoluta vantagem no confronto. São 121 vitórias contra 105 do Rival e 102 empates. Das seis maiores goleadas da história do jogo, quatro foram aplicadas pelo Boca e duas delas em pleno Monumental.

– Segundo o jornal inglês The Sun, o clássico Boca x River é o espetáculo esportivo mais intenso do planeta.

– A maior tragédia da história do futebol argentino aconteceu em um River x Boca no Monumental. Na saída de uma partida em 1968, 71 torcedores do Boca morreram pisoteados, no que ficou conhecido como a Tragédia do Portão 12. Não se sabe até hoje o que causou o tumulto.

– O gol mais rápido do confronto aconteceu em 2007. Pablo Ledesma do Boca marcou um gols aos 45 segundos de jogo.

– Em outubro de 72, foi disputado certamente o clássico mais eletrizante da história dos dois clubes. O River fez 2 a 0 logo de cara e tudo levava a crer que seria uam goleada Millionária. Mas o Boca empatou e virou pra 4 a 2 e tudo era festa nas tribunas da torcida Xeneize. Porém, nos minutos finais o River empatou e jogo e virou a partida para 5 a 4 nos acréscimos. Até hoje, este é o clássico com mais gols na historia.

– O grande River de Francescoli também fez história no confronto. Humilhou o Boca ao vencer por 3 a 0 em La Bombonera com direito a olé e show de bola com gols do próprio Enzo, de Ortega e Gallardo.

– Em 2004, os dois times se enfrentaram pelas semi finais da Libertadores. O Boca venceu o primeiro jogo em casa por 1 a 0, gol de Schiavi. Na volta no Monumental, o River vencia por 1 a 0, quando aos 40 minutos Carlos Tevez empatou o jogo e comemorou imitando uma galinha, o que causou sua expulsão. Inesperadamente o River fez 2 a 1 aos 48 do segundo tempo e levou o jogo para os penaltis (naquela época não valia o gol fora de casa como critério de desempate). Mas o Boca avançou a final, após Maxi Lopez perder o penalti decisivo.

– O primeiro Superclássico que Maradona disputou foi em 1981. E a exibição foi de gala. O Boca venceu no Monumental por 3 a 0 e Maradona fez um gol por cobertura, da entrada da pequena área e de perna direita. O Boca seria campeão aquele ano.

– O clássico mais polêmico da história foi disputado em 1962. O Boca era único líder do campeonato e faltavam duas rodadas para o fim. O River era vice líder e lutava pelo título. A partida começou e com poucos minutos o brasileiro Paulo Valentim fez 1 a 0. No ultimo minuto de jogo, o juiz marcou um penalti para o River. Na cobrança o goleiro do Boca se adiantou muito e defendeu o penalti. Os jogadores Millionários passaram a reclamar e o juiz disse uma frase que ficaria pra história: “Penalti bem batido é gol”. O Boca venceu e foi campeão na rodada seguinte.

– A diferença do número de torcedores das duas equipes é de pouco mais de 400 mil a favor do Boca. São aproximadamente 10.376.000 para o River e 10.791.000 para o Boca. Os dois juntos representam mais de 60% dos torcedores do país.

– O lendário Alfredo Di Stéfano foi o único treinador na história campeão pelos dois times.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: