Início > Futebol Sulamericano > Luis Zubeldía – O treinador de 28 anos

Luis Zubeldía – O treinador de 28 anos

Luis Zubeldía surgiu no futebol com 15 anos, trazido do interior da Argentina para Buenos Aires pelo olhar clínico de José Pekerman. Era um meia muito habilidoso, uma promessa do futebol argentino. Foi titular de todas as seleções de base. Boca e Lanús queriam contratar o jovem craque e ele, com muita maturidade, decidiu pelo Lanús, que tem as melhores categorias de base da Argentina nos ultimos 10 anos, rejeitando assim o time em que 9 em cada 10 jovens argentinos sonha em jogar.

Aos 17 anos estreiou entre os profissionais e logo se destacou. Era tratado como uma jóia rara tanto pelo treinador do Lanús quanto pelo treinador da seleção de base da Argentina. Mas desde cedo todos percebiam que Zubeldía tinha uma leitura de jogo muito acima de seus companheiros da mesma idade.

As vesperas do Mundial sub-20 em 2001, o então meia do Lanús sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo chamada osteocondrite, uma inflamação conjunta na cartilagem e no osso do joelho, que provoca o endurecimento da região. Após lutar por três anos contra essa lesão, Zubeldía decidiu finalmente abandonar o futebol.

Assim que decidiu pelo fim de sua carreira, aos 23 anos, Zubeldía foi convidado a integrar a comissão técnica principal do clube. Mas ele achou que seria melhor começar nas categorias de base. Após um ano como auxiliar na base do time, foi promovido a auxiliar da equipe principal. Depois de um ano, Zubeldía já era tratado pelo treinador principal da equipe como treinador da equipe e não como auxiliar. Ramón Cabrero, o técnico oficial da equipe, dizia que as decisões que ele tomava passavam diretamente por Zubeldía e que a equipe tinha não um, mas dois treinadores com as mesmas responsabilidades.

Em 2007 essa parceria levou o Lanus a conquista inédita do campeonato argentino. Cabrero então viu que seu trabalho estava completo e entregou a equipe nas mãos de Zubeldía. Desde então, o Lanús nunca mais brigou no meio da tabela, sempre na parte de cima.

O time está praticamente garantido na Libertadores do ano que vem e vai brigar mais uma vez pelo título de 2009.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: