Início > Futebol Sulamericano > Escandalo de arbitragem deve abalar Argentina nos próximos dias

Escandalo de arbitragem deve abalar Argentina nos próximos dias

O árbitro Javier Collado fez uma série de denuncias a uma revista local de Córdoba nesta semana e deve abalar as estruturas do futebol argentino nas próximas semanas. Collado fez aquelas denuncias que todos sabem que existem mas pouca gente comprova de verdade: que árbitros de futebol são subornados para entregar resultados.

“Eu fiquei sabendo depois, que uma partida que eu apitei já estava comprada. O mais triste é que foi uma pessoa do meu convívio, um assistente. Mas ninguém me disse ‘Collado, aqui tem tanto para que meu time ganhe’. Eu pensei que não tinha acontecido, mas lamentavelmente aconteceu e isso me machucou”, disse Collado.

Quando perguntado sobre jogadores, o juiz citou nomes. Ante a pergunta se sabia se jogadores entravam em campo com o resultado arranjado, Collado respondeu: “Não que tenham acertado o resultado antes, mas me surpreendeu a atitude de alguns jogadores com seu treinador. Essa frase típica ‘entregaram o jogo para derrubar o treinador’ aconteceu comigo. Geralmente quando voltam para o segundo tempo perdendo um jogo, entram quentes em campo e vão pra cima do goleiro adversário. E dessa vez estavam todos parados como jogadores de pebolim”.

Quando perguntado a que equipe se referia, o juiz respondeu: “O Colón do treinador Falcioni contra o Nueva Chicago e Independiente contra Gimnasia de Jujuy, quando o treinador era Pepe Santoro”.

O jogo do Colón contra o Nueva Chicago foi em 2007. Já o caso do Independiente foi mais recente, no início deste ano. Nas duas partidas, os times que teriam feito corpo mole, perderam. Inclusive o Inde foi goleado por 4 a 1.

Depois, o juiz negou ter feito essas declarações ainda que na intimidade tenha, tenha revelado, falando em terceira pessoa que “isso é uma coisa que já disseram inúmeras vezes, mas agora que o Collado falou, publicam”. Com certeza todas essas declarações estão gravadas. Como ficou sabendo do suborno ao assistente? Sobre isso, ele também deu detalhes.

“Foi na pré-temporada. Quando havia terminado o torneio, fiquei sabendo pelo outro assistente. Eu o perguntei como estava e ele respondeu: ‘A merda, porque está tudo uma merda. Não ficou sabendo?’ Depois eu vi o tape da partida e pensei: ‘Como pode ser? Eu não percebi nada!'”.

Possivelmente, Javier Collado será intimado a dar explicações a AFA nas próximas semanas.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

