Início > Futebol Sulamericano > O que acontece com a seleção da Argentina?

O que acontece com a seleção da Argentina?

Estamos as vésperas de um novo clássico entre Brasil e Argentina e novamente a discussão vem a tona: Quem é melhor?

Por números, a comparação é ridícula. A seleção brasileira é muito maior, mas vitoriosa. Tem mais títulos, jogadores mais importantes pro futebol, é uma seleção mais completa e etc. Mas a seleção da Argentina bota respeito em qualquer uma do mundo. Afinal, tem jogadores supervalorizados no mundo do futebol, além de contar com um treinador que é simplesmente o maior ídolo esportivo do país.

O problema começa quando há uma comparação com as seleções que Maradona comandou como jogador. A imprensa esportiva de lá cobra muito mais do que a de cá e todo ano é a mesma coisa: “Essa é a melhor geração desde Maradona”.

E nessa já surgiram novos “Maradonas”, novos “Bilardos”, novos “Passarellas” e nada da seleção engrenar. De 1990 pra cá, foram participações apagadas em Copas do Mundo e uma seleção que não conseguiu encantar o mundo como a de Don Diego.

Outro problema é que os jogadores argentinos se adaptam muito rápido ao estilo europeu. E isso se torna uma dor de cabeça quando esses jogadores enfrentam seleções sulamericanas, com toque de bola rápido, envolvente, jogadas pelas laterais… Se os europeus sofrem com isso, os argentinos/europeus também vão sofrer muito. Pra se ter uma idéia do que isso significa, a Argentina perdeu nessas eliminatórias para Colombia, Equador e até Bolívia, inclusive com goleada.

O primeiro passo pra uma recuperação da seleção argentina, seria que a torcida e a imprensa cobrassem um pouco menos e deixassem os jogadores e comissão tecnica trabalharem. Em segundo lugar, Maradona deveria colocar pra jogar uma seleção mais identificada com as raizes do futebol no país. Um futebol altamente técnico, frio e pragmático.

Enquanto a Argentina e seus jogadores insistirem que são “europeus”, a seleção nunca mais voltará a ser aquela vitoriosa de outrora. Bom pro Brasil, ruim pro futebol.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: