Início > Futebol Sulamericano > O exemplo do Rubio Ñu

O exemplo do Rubio Ñu


O Club Rubio Ñu foi fundado em 1917 em Asunción no Paraguai. Subiu pela primeira vez a divisão principal do futebol paraguaio em 1927 e caiu logo na estréia.

Subiu de novo em 1964 e permaneceu até 1971 quando caiu, mas voltou em 73 e permaneceu na primeira divisão até 1980, mas sempre flertando com o rebaixamento. Até que caiu em 80 pra não voltar mais.

Depois disso, o Rubio Ñu caiu pra terceira divisão. Mas em 2005, a sorte do time começou a mudar.

O ex-zagueiro Gamarra, o ex-lateral Arce e os ex-goleiro da seleção paraguaia Ruben Diaz assumiram o controle do time e iniciaram ali um projeto pra transformar o time Albiverde em grande. Gamarra é o homem forte do futebol do clube, Arce é o treinador e Ruben Diaz é o presidente.

Ao contrário dos outros times que tentam fazer contratações estratosféricas, o Rubio Ñu passou a fazer um trabalho de base e formação. O time investiu na estrutura e passou a formar atletas. O resultado veio rápido. Em 2005 o time venceu a terceira divisão paraguaia.

Em 2006 e 2007, segundo o próprio Arce, o time se preparou para chegar forte a primeira divisão, o que se concretizou em 2008. O time subiu como campeão da segunda divisão. Mais rápido do que esperava Arce, é verdade.

“Esta é a primeira de muitas páginas que esperamos escrever neste clube que tem uma grande torcida”, disse Arce após a ascenção a primeira divisão.

Já o Presidente Ruben Diaz disse: “Temos que ter força, tranquilidade e equilíbrio emocional para seguir crescendo. Isso está só começando.”

Claro, todos pensam que isso é um discurso normal para um clube que acaba de subir a primeira divisão.

Pois começa o ano de 2009 e quem busca a ponta do campeonato? Quem é o único clube que ganhou de todos os grandes? Quem é o vice líder do campeonato? Eles! O Rubio Ñu! Escandalosamente mais organizado que os outros 10 times do campeonato (exceto o Libertad), o time via em busca do título e de uma vaga na Libertadores.

Alguém duvida desses multi campeões?

Anúncios
  1. 14/04/2009 às 11:19 am

    Estimado amigo Carlos Gamarra, soy el paraguayo radicado em portugal, ya tuve la surte de saludar personalmente em lisboa, braga y algarve, yo haora tengo um pequeño club fundacao miguel escobar escola de futebol social, e el patrocinador de mi club la marca treze, desea traer um equipo juvenil de paraguay para um torneo internacional em portugal, seguramente en uma ciudad al norte deste pais iberico, por tanto seria uma buena oportunidad, para mostrar algun de tu jugadores joven, queria saber la posibilidad de esta idea.
    Estan de parabien los 3 grande ex-futbolista que agarraron este legendario club paraguayo, suerte um abrazo desde portugal. Miguel Nuñez. mi telefono es xx 351 967021034 – xx 351 919970173.

  2. Lucas Moro
    24/05/2009 às 2:36 pm

    Olá, sou Fisioterapeuta e vendo a reportagem aqui no Brasil sobre o Rubio Ñu fiquei muito interessado em trabalhar aí no futebol paraguaio. Tenho um projeto de Reestruturação para o Departamento de Reabilitação e gostaria de saber se você sabe como faço pra enviar esse projeto e entrar em contato com alguém responsável sobre isso.

    Muito Obrigado
    Aguardo Resposta

    Email/MSN: lucasmoro.fisio@hotmail.com

    Lucas Moro

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: