Início > Futebol Sulamericano > Xenofobia no futebol argentino

Xenofobia no futebol argentino


Torcedores do Independiente mostraram bandeiras do Paraguai e da Bolivia com a inscrição “Jogador numero 12”, em alusão a torcida do Boca, cometendo assim ato de Xenofobia, no intervalo do jogo Boca e Independiente, ontem no estádio do Huracán. O Inadi, entidade argentina que combate a discriminação, cobrou atitudes enérgicas da diretoria do Rojo contra esses torcedores.

O Juiz da partida Sergio Pezzota deveria ter parado a partida, mas não fez nada e também será indiciado. “O Inadi vai intervir pelos atos de Xenofobia que a torcida do Independiente cometeu contra a comunidade da Bolivia e do Paraguai” disse a Titular do Inadi Maria Lubertino.

A direção do Independiente, em comunicado a imprensa, repudiou a atitude da torcida. “Um pequeno grupo de incapacitados torcedores do Independiente entraram no estádio com bandeiras, que podem provocar atitudes discriminatórias”. Disse o comunicado. “Em caso de não punição aos torcedores por parte das autoridades competentes, nós mesmos vamos continuar investigando até que possamos punir os responsáveis de acordo com o estatuto do clube.” Agregou o comunicado.

Pesquisando um pouco na internet, achei duas explicações. Uma que diz que essa atitude foi motivada pelo canto da torcida do Boca que diz:

Son la mitad mas uno♫
Son de Bolivia♫
Y Paraguay ♪

E outro que diz que os 250 mil bolivianos que vivem na Argentina se declaram torcedores do Boca. Nem preciso dizer que os bolivianos são discriminados na Argentina, assim como os paraguaios né?

Além do mais, a torcida do Boca é a mais odiada da Argentina, porque são piores que Corinthianos e flamenguistas juntos. Os torcedores do Independiente dizem que foi só uma brincadeira inocente, e que se fosse com qualquer outro time, nem teria repercusão. Já a torcida do Boca tá revoltada.

Em fim, nenhum clássico passa em branco na argentina. Seja pelo lado bom, ou pelo lado ruim…

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: