Início > Brasil > Os Polos se atraem

Os Polos se atraem

Por Luis Carlos Quartarollo

Marco Polo Del Nero teria oferecido queixa infundada, teria cometido um erro grosseiro, teria inventado ou contado uma história, na verdade uma estória, que nunca aconteceu. Por isso hoje à tarde o STJD puniu o presidente da Federação Paulista de Futebol com a suspensão de 90 dias. Ele ainda pode recorrer.

O mais ironico é que o vice da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, que na ausência do titular assumiria o seu lugar, está afastado desde o começo do processo no Tribunal porque foi envolvido na situação como sendo o intermediário dos supostos ingressos do show da Madona, no Morumbi, que seriam supostamente enviados para o árbitro do jogo Goiás x São Paulo, Wagner Tardelli.

Vocês se lembram? Tardelli foi sacado da escala e Jaílson Freitas foi sorteado em seu lugar. O São Paulo foi tricampeão brasileiro com um gol impedido de Borges, numa falha do bandeira e não do árbitro. Ressalte-se que com apenas o empate, o São Paulo já seria campeão.

Dizem que os fatos se repetem e as histórias também. Será? O mundo já teve outro Marco Polo famoso, que deve ter inspirado o nome do presidente suspenso da FPF. Quem nunca ouviu falar de Marco Polo, navegador veneziano do século 13.

Eu encontrei na internet um texto de Pedro Maciel, poeta e jornalista, a respeito desse sujeito. Em certa altura ele se refere assim ao homônimo do presidente suspenso da FPF: ”Marco Polo, comerciante e navegador veneziano, nascido em março de 1254 e morto provavelmente em 1324, era mais conhecido como Milhão (máscara comum no carnaval de Veneza, representando o contador de lorotas), por causa das histórias fantásticas e maravilhosas narradas no livro.

Na época em que foi lançado, o livro despertou incredulidade, sendo chamado Livro do Milhão de maravilhas do mundo. Há versões de que o teria sido escrito, ou melhor, ditado ao trovador Rustichello de Pisa, com quem Polo dividiu por um ano o cárcere genovês.

Milhão, é? Contador de lorotas, é? Ah, esses Polos. Só falta agora o cárcere.

Anúncios
Categorias:Brasil Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: