Início > São Paulo > Igualzinho 2007 e 2008

Igualzinho 2007 e 2008

Se nas outras libertadores o time parecia apático, sem vontade, dessa vez demonstrou raça. Mas isso não pode e nem vai maquear os defeitos, iguais aos de 2007 e 2008…

Antes de tudo, devo dizer que sempre defendi o Muricy. Acho um grande treinador, um cara de caráter ímpar e ainda mais nesse meio nojento do futebol. No ano passado, quando o tricolor estava 11 pontos atrás, eu elogiei ele e disse que o SPFC poderia se recuperar. Se dissesse que ia conquistar o titulo estaria sendo hipócrita, mas eu acreditava que o time cresceria, como aconteceu.

Continuando, os defeitos seguem os mesmos. O São Paulo é um time que não sabe agredir o adversário. Durante os quase 100 minutos de jogo de ontem, o tricolor tentou, no máximo, 4 bolas pelo chão. No começo do jogo até tentou tocar a bola e penetrar, mas quando encontrou dificuldades, começou a cruzar, cruzar, cruzar, cruzar…

Mas aí você me pergunta: como um time que não sabe atacar, foi tri campeão brasileiro?

E eu te explico. O Muricy sempre deu total e irrestrita preferencia a defesa. Armava uma defesa sensacional e se desse ganhava o jogo no contra ataque. No Brasileiro, todos os times jogam ofensivamente. Em 15 minutos de jogo, quando viam que o SPFC não ia atacar, saiam pra cima do tricolor e se ferravam, porque o SPFC é um time de CONTRA ATAQUE.

Mas esse tática não dá certo na Libertadores. Quem joga fora de casa, vem pra empatar. Os caras plantam 9 atrás, um no meio e um na frente. E é aí que o SPFC se dá mau. Lembram ano passado? 2 a 1 no ultimo minuto contra o Audax. 1 a 0 no ultimo minuto contra o Luqueño. É sempre no sufoco, porque, apesar dos caras jogarem com 9 defensores, o nosso treinador insiste em jogar com 3 zagueiros pra marcar 1 atacante.

Qual a solução? O São Paulo, depois de muitos anos, jogou pra frente, agredindo o adversário, no jogo contra o Corinthians. Porque? Porque atacava pelas pontas sem chuveirinho da intermediária.

Junior Cesar e Wagner Diniz, chegava a linha de fundo, pensavam, tocavam pra trás, voltavam a jogada buscando melhor posicionamento dos atacantes, ou partiam pra cima mesmo. Junior Cesar até forçou uma expulsão do adversário. Não ganhamos o jogo ainda no primeiro tempo porque o André Lima perdeu três chances incríveis.

“Ah, mas o Zé Luis chegou várias vezes a linha de fundo ontem” E quantos cruzamentos ele acertou? Ele é volante, não é lateral.

Porque é fácil marcar a jogada terrestre do São Paulo? Porque o time só joga pelo meio. Os caras já tem 8 jogadores de linha atrás. Duas linhas de 4. É mais fácil entrar pelo meio ou pelas alas? Acho que a resposta é óbvia né?

“Ah, mas quem chega pelas alas, fatalmente vai cruzar, e tudo vai acabar no chuveirinho”.

Não… quem chega pelas alas, tem uma infinidade de opções. Pode tocar pra trás, cruzar, avançar pra ele mesmo tentar o gol, chutar pro meio da área pra alguém completar…

Peguem os gols das Libertadores de 2005 e 2006. 90% tinham participação de Junior e Cicinho, ou depois do Souza e Leandro que jogava bem abertos pelos lados do campo. O São Paulo não tem variação de jogadas ofensivas. Por isso é facilmente marcado pelo adversário. Hernanes pega a bola e faz o que? Toca pro meio ou chuta pro gol. Porque não tem um ala desmarcado pra receber, como teve várias vezes contra o Corinthians

E porque no Paulista o São Paulo tá bem? Porque os times do interior partem pra cima sem dó. Querem beliscar pontos dos times grandes. E quando partem pra cima, conhecem a arma secreta do São Paulo.

Em fim, eu espero que nosso treinador veja isso. Por mais que o time tenha raça, tem que jogar bola. E jogando desse jeito, com Hugo e Zé Luis, nós não vamos ser campeões. Pelo menos é a minha opinião, deixando o lado torcedor de lado.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: