Início > Futebol Sulamericano > O Libertad prova que em terra de cego, quem tem pelo menos cílios é rei!

O Libertad prova que em terra de cego, quem tem pelo menos cílios é rei!

O Club Libertad foi fundado em 1905. Sim, faz bastante tempo. E o clube sempre foi apenas mais um tentando beliscar de vez em quando um titulo, enquanto Cerro Porteño e Olimpia reinavam soberanos.

Em 1977, o time chegou a ser semi finalista da Libertadores, mas parou por ai. O Clube passou vários anos sem ganhar nada. Seu ultimo titulo nacional, antes da era Horácio Cartes, foi em 1976. Em 1998 o clube chegou ao fundo do poço. Caiu para a segunda divisão, o que foi um choque para seus torcedores mais ilustres.

Foi então que surgiu Horácio Cartes. Empresário paraguayo de sucesso, representante da Budweiser no país e dono de uma marca de refrigerantes local, o ilustre torcedor do clube assumiu a presidencia com o objetivo de levar o time de volta a primeira divisão em grande estilo e passar a brigar por titulos. Para isso, claro, uma grande quantia de dinheiro foi investido.

E não deu outra. Em 2000 o Libertad passeou pela segunda divisão paraguaya. Em 2001 o clube já figurava entre os times da primeira divisão. Em 2002, o clube foi campeão paraguaio. Em 2003, venceu o Apertura e o Clausura, sendo o primeiro de forma invicta.

Em 2004, o time concluiu a reforma de seu estádio, agora chamado Nicolas Leoz, presidente da Conmebol e torcedor do clube. Apesar de ter apenas espaço para 10 mil pessoas, o estádio é o mais moderno e bem cuidado do futebol paraguayo. Conta com o melhor gramado, as melhores condições de trabalho da imprensa, o melhor sistema de iluminação e os melhores vestiários do país.

O Libertad ainda foi campeão em 2006, 2007 e 2008. De 2007 até 2008, o Libertad venceu o Apertura e o Clausura com folgas, se tornando tetra campeão paraguaio. É a primeira vez que um clube atinge esse patamar de supremacia no país.
Mas, além de aplicar dinheiro, o que o Libertad fez pra chegar a tal posto?

Em primeiro lugar, o clube investiu na melhoria das condições de treino e jogo. O Estádio do clube era apelidado de agulheiro de barro, pois sempre que chovia, virava um campo de varzea. Depois, o clube passou a contratar jogadores de boa qualidade pela américa do sul. Nessa foram contratados jogadores como Guiñazu, que participou da campanha do clube na Libertadores de 2006. E por ultimo, o presidente do clube empregou na instituição uma gestão profissional. Hoje o clube funciona como uma empresa. Recebe por metas atingidas e tem bonus semestrais e anuais.

O resultado veio rápido. Em meio a um futebol paraguayo extremamente amador e desorganizado, o Libertad rapidamente tomou a ponta. Claro que, sabedores de que o presidente do clube era um empresário rico e poderoso, os clubes adversários acusam diariamente o Libertad de compra de juizes. Mas a verdade é que o clube joga o melhor futebol do Paraguay. O clube chega a sofrer apenas uma derrota por ano em torneios locais. Se não fosse pela qualidade, não há juiz no mundo que contribua tanto para um clube.

O pior é que Cerro e Olimpia não conseguem chegar nem perto do Gumarelo. Os ultimos times a ameaçar a supremacia do Libertad foram Sportivo Luqueño, Guaraní e Nacional. E vale lembrar, que em numero de torcedores, o Libertad não está nem entre os 3 primeiros do país.

Em fim, a cada dia que passa, o Libertad prova mais que, em terra de cego, quem tem pelo menos cílios, é rei. Enquanto Cerro e Olimpia apenas são coadjuvantes no campeonato, os Repolleros reinam absolutos. A próxima meta, é a conquista da América, titulo que apenas o Olimpia tem por aqui. Alguém aí duvida do sucesso dessa nova meta liberteña?

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: