Início > Brasil, São Paulo > Conheça o Adversário – Bragantino

Conheça o Adversário – Bragantino

O Clube Atlético Bragantino foi fundado em 8 de Janeiro de 1928 na cidade de Bragança Paulista.

O clube participou da segunda divisão do campeonato paulista pela primeira vez em 1949. Em 1965 subiu pela primeira vez a primeira divisão, conquistando assim o primeiro titulo da sua história.

Em 1988 começou a era de ouro do Braga. Neste ano, foi campeão da segunda divisão paulista. Em 1989 o time subiu a primeira divisão do futebol nacional, sendo campeão da série B. Em 1990, sob o comando de Wanderley Luxemburgo, o Braga sagrou-se campeão paulista da primeira divisão e em 1991, sob o comando de Carlos Alberto Parreira, chegou a final do campeonato brasileiro, perdendo para o São Paulo na final.

Nos anos seguintes, até 1995, o clube fez boas campanhas no campeonato brasileiro, chegando a ser terceiro colocado em 1992. Neste período o clube participou três vezes da Copa Conmebol, mas sem grande êxito.

Em 95 o Braga caiu pra segunda divisão paulista e apesar disso terminou em 6º no Brasileiro. Em 96 o clube foi rebaixado no brasileiro, mas voltou graças a uma virada de mesa pra beneficiar o Fluminense. Em 97 o clube escapou da segundona na ultima rodada e em 98, finalmente caiu.

O time fez campanhas medianas na série B até 2002, quando foi rebaixado a série C. De 2004 a 2006, o Braga sequer participou de torneios nacionais.

Em 2005, totalmente reformulado e com a contratação do treinador Marcelo Veiga, o Bragantino volta a série A do futebol paulista.

Em 2006 o time fez campanha mediana no Paulistão, mas em 2007 o time foi muito bem e terminou a fase de classificação em 4º. Nas semi finais foi desclassificado pelo Santos.

A campanha no paulista credenciou o time a disputar a série C do campeonato brasileiro e o time não decepcionou. Foi campeão do torneio e conseguiu o acesso a série B.

Na segunda divisão de 2008, o Braga fez uma boa campanha mas ficou apenas perto do acesso. O time terminou na 4ª posição.

O time manda seus jogos no Estádio Marcelo Stéfani. O Estádio foi construido em 1949 e tem capacidade para 16 mil pessoas.

Uma curiosidade: quando São paulo e Bragantino jogaram a final do Brasileiro de 91, o médico da Lingüiça mecânica era nosso querido Marco Aurélio Cunha. Uma das imagens mais marcantes da final, foi o Doutor Marco Aurélio, com a camisa da comissão tecnica do Bragantino, chorando e comemorando o titulo do São Paulo.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: